Submissão de trabalhos


O VII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão, organizado pelos Drs. Riad Younes e Marcelo Cruz, promoverá o “II Prêmio LIFE – Lung Cancer Initiative for Care and Education”.

O Prêmio LIFE tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e estudos que apresentem experiências clínicas nos diversos serviços de oncologia do Brasil.  Além disso, projetos educacionais e de gestão de qualidade com foco na educação, prevenção primária e melhora na qualidade de assistência a pacientes com câncer de pulmão também serão avaliados em categoria específica (veja abaixo).  O objetivo é promover conhecimento sobre as diferentes realidades do manejo do câncer de pulmão no país, bem como divulgar os projetos e inovações, além de estimular trocas de experiências, reconhecendo e premiando a excelência nesta área.

CATEGORIAS PARA SUBMISSÃO

Poderão participar três categorias:

Categoria 1: Prevenção e detecção precoce do câncer de pulmão, tratamento dos estágios iniciais de câncer de pulmão na prática clínica diária dos serviços de oncologia e projetos de pesquisa em fase de desenvolvimento ou concluídos.

Categoria 2: Doença metastática: tratamento clínico e projetos de pesquisa em fase de desenvolvimento ou concluídos.

Categoria 3: Projetos educacionais e de gestão de qualidade: educação, prevenção primária, melhoria de qualidade ao longo de todo o processo de cuidado ao paciente com câncer de pulmão.

REGRAS PARA SUBMISSÃO

1) Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios: caráter inovador, relevância e/ou impacto fármaco-econômico, educacional, qualidade do trabalho, documentação, bibliografia, adequação técnica e científica.

2) Serão aceitos os trabalhos inscritos de acordo com os critérios de participação e inclusão já citados neste regulamento.

3) O trabalho ou projeto/ proposta de intenção de pesquisa deverá ser enviado para o endereço eletrônico premiolife@lifeinitiative.com.br (veja na sessão "Apresentação dos Trabalhos" os detalhes para confecção e envio).

4) Na folha de rosto do trabalho deverão constar: a) os nomes dos representantes responsáveis pela autoria do mesmo e respectivos números de inscrição no Conselho Regional de Medicina; b) o nome da instituição ou entidade; c) a cidade e UF de origem.

5) Os trabalhos deverão ser enviados, impreterivelmente, até 6 de fevereiro de 2019.

6) Somente serão aceitos trabalhos enviados até as 21 horas do dia 26 de fevereiro de 2019. Não serão aceitos trabalhos após esta data (e horário).

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

A apresentação dos trabalhos deverá obedecer as seguintes formalidades, sob pena de desclassificação:

a) O original deve ser redigido em português, utilizando-se papel no formato A4 (210 mm x 297 mm), digitado em fonte Arial (tamanho 12, em espaços duplos, margens de 2,5 cm de cada lado). Sugere-se fonte Arial, tamanho12 e em negrito para identificar capítulos e seções. Utilizar somente o anverso de cada folha com no máximo 30 linhas. O trabalho apresentado não deverá ultrapassar o limite de 20 (vinte) folhas;

b) A primeira folha (folha de rosto) deverá indicar: uma das três categorias para a qual o trabalho estará concorrendo, o título do trabalho, o(s) nome(s) e número(s) de inscrição no Conselho Regional de Medicina do(s) representante(s) responsável(is) pela autoria, instituição de realização do mesmo e local de origem, assinaturas do representante da instituição responsável e do autor responsável pela submissão do trabalho;

c) A segunda folha deverá conter um resumo de, no máximo, 20 linhas, em fonte Arial (tamanho 12, em espaços duplos, margens de 2,5 cm de cada lado), exprimindo corretamente o conteúdo do trabalho, de modo a permitir uma primeira análise quanto à admissibilidade ao prêmio. A partir desta folha, o trabalho deverá ser identificado somente com o título do mesmo no cabeçalho da folha (não mencionar nem autor e nem instituição);

d) O trabalho deverá ter a estrutura IMRAD (Introduction, Methods, Results and Discussion) contendo, portanto, as seções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão;

e) O projeto de pesquisa deverá ter a estrutura: Introdução, Hipótese, Objetivos, Material e Métodos, Bibliografia, Plano de trabalho e Cronograma de Execução;

f) O trabalho poderá conter gráficos, tabelas, desenhos, fotografias ou ilustrações desde que estejam identificadas por títulos e legendas. Deve-se respeitar as exigências quanto aos direitos autorais dos mesmos;

g) Não ultrapassar o limite de número de páginas citado no item “a” deste mesmo tópico;

h) As referências deverão estar numeradas (algarismos arábicos) e ordenadas seguindo a mesma sequência de citação no texto, de acordo com o sistema Vancouver;

i) As folhas devem ser numeradas sequencialmente, em algarismos arábicos, com início na folha de rosto e paginadas até as referências. Não ultrapassar o limite de 20 (vinte) páginas. Os números das páginas deverão estar localizados no canto inferior direito;

j) Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail: premiolife@lifeinitiative.com.br, preencher o cadastro e anexar o arquivo em Word ou PDF. A Comissão Julgadora do “II Prêmio LIFE – Lung Cancer Initiative for Care and Education” será formada por um grupo de oncologistas. Os membros participantes desta Comissão não poderão ser autores, coautores ou participantes diretos de quaisquer dos trabalhos e projetos inscritos. Os trabalhos serão submetidos para análise da Comissão Julgadora sem identificação do nome do autor e da instituição a qual pertence a fim de garantir total imparcialidade. Os membros da Comissão Julgadora guardarão sigilo quanto às obras participantes ou candidatas a este prêmio de que tomem conhecimento por virtude do exercício das suas funções.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A Comissão Julgadora utilizará como critérios de avaliação os seguintes itens:

a) Respeito aos critérios de formatação e apresentação do trabalho;

b) Relevância e impacto da prática clínica;

c) Perspectivas de aperfeiçoamento da atuação.

A Comissão Julgadora do premiolife@lifeinitiative.org é soberana, não cabendo às suas decisões qualquer espécie de recurso, pelo que são definitivas.

Serão selecionados 4 trabalhos finalistas.

PRÊMIO

Todos os finalistas receberão como prêmio:

- Para o autor principal (primeiro autor do trabalho, responsável pela inscrição no Prêmio LIFE): a) Logística para viagem e participação no VII Simpósio Internacional de Câncer de Pulmão; b) Apoio para a publicação do trabalho em uma revista científica; c) Certificado de participação no Prêmio.

- Para o projeto de pesquisa: suporte necessário para a execução do projeto, com auxílio na busca ativa de patrocinadores e recursos para que o projeto seja desenvolvido. O Prêmio LIFE está isento de qualquer compromisso, inclusive financeiro, caso não haja possibilidades logísticas ou de execução do projeto.

- O primeiro colocado receberá a passagem aérea na classe econômica e inscrição para a ASCO 2019 Annual Meeting (alteração de voo e hotel, será por conta do convidado).
 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

- Os autores intelectuais dos trabalhos inscritos concordam com a utilização e a divulgação sem ônus de seu nome e imagem em quaisquer meios de comunicação, bem como traduções parciais ou integrais e reprodução total ou resumida. As publicações autorizadas destinam-se única e exclusivamente para distribuição gratuita a médicos, investigadores e outros profissionais ou entidades com interesse na área da saúde.

- Todo e qualquer tipo de material enviado à Comissão Julgadora por parte dos inscritos não será devolvido e poderá ser utilizado pelo “II Prêmio LIFE – Lung Cancer Initiative for Care and Education” para reprodução e divulgação. Materiais não utilizados, bem como documentos considerados sigilosos, serão destruídos após o encerramento oficial do prêmio.

- Os casos não previstos por este regulamento serão discutidos e acordados pela comissão julgadora do “II Prêmio LIFE – Lung Cancer Initiative for Care and Education”.

- Todas as dúvidas/sugestões referentes à participação devem ser enviadas para a comissão julgadora deste prêmio por meio do e-mail: premiolife@lifeinitiative.com.br